O que é a promoção da saúde?


Em alguns casos, alguma literatura confunde a promoção da saúde com a saúde pública. Promoção da saúde é uma parte vital da saúde pública, mas são conceitos diferentes. A saúde pública tem sido definida como a ‘ciência e arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde através dos esforços organizados da sociedade’ e, neste sentido, preocupa-se com a melhoria do serviço de saúde e a proteção da saúde dos cidadãos.


A promoção da saúde requer conhecimentos e habilidades que a maioria dos profissionais de saúde pública não possui e, por isso, deve ser praticada por profissionais de promoção da saúde. A educação em saúde é um elemento importante da promoção da saúde, e a disponibilidade das redes sociais e outras ferramentas da Internet abriram novos canais para a educação em saúde. Podemos dizer que a educação em saúde tem como proposta aumentar a literacia em saúde.


A Organização Mundial da Saúde definiu a promoção da saúde como “o processo de capacitar as pessoas a aumentar o controle sobre a sua saúde, e a melhora-la”. Alguma literatura define a promoção da saúde como qualquer atividade que protege e/ou melhora a saúde das pessoas. No entanto, isso não inclui pessoas que já têm uma doença ou lesões. O que significa que a promoção da saúde tem um objetivo preventivo.


A educação em saúde tem sido definida como um processo planeado para alcançar uma melhor saúde pessoal e colectiva, através do melhoramento da compreensão sobre os determinantes da saúde e da doença, como forma de ajudar as pessoas a desenvolver habilidades necessárias para a mudança. A educação em saúde tem o objetivo de capacitar as pessoas com o conhecimento sobre quais determinantes podem influenciar sua saúde e como elas podem mudar a forma como são influenciadas por esses determinantes.


No passado, por vezes, a promoção da saúde era denominada ‘propaganda da saúde’, ‘melhoria da saúde’, ‘desenvolvimento da saúde’ e ‘marketing social’.